Roberto Gil é o novo diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer

Diário Oficial da União da segunda-feira, 13, trouxe a nomeação de Roberto Gil como novo diretor do Instituto Nacional de Câncer.

O INCA tem um novo diretor-geral: trata-se de Roberto de Almeida Gil, que foi oficialmente nomeado Diretor do Instituto Nacional de Câncer, ligado à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, em portaria assinada por Rui Costa, Ministro Chefe da Casa Civil, e publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira, 13.

Gil possui graduação em Medicina pela Escola Medica do Rio de Janeiro da Universidade Gama Filho (1977) e especialização em Oncologia Clinica pelo Instituto Nacional de Câncer (1981). Já chefiou o Serviço de Oncologia Clínica do INCA, coordenou o Programa de Residência Medica de Oncologia Clínica do INCA e presidiu a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica entre 2003 a 2005. Ele também é Membro da American Society of Clinical Oncology (ASCO) e Membro Titular da European Society of Clinical Oncology (ESMO).

O Instituto Nacional de Câncer participa do desenvolvimento da política nacional de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer e de todo o planejamento, organização e questões que envolvem planos, programas, projetos e atividades ligadas a prevenção, diagnóstico e tratamento das neoplasias malignas e afecções correlatas, dentre outras competências.

Roberto Gil assume a função em um momento desafiador para o cenário oncológico no Brasil. No final de 2022, o INCA divulgou uma estimativa de que são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, evidenciando Sul e Sudeste como regiões de destaque que concentram em torno de 70% da incidência.

Fonte: https://futurodasaude.com.br/